04/10/2019
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO
Com o objetivo de garantir o contínuo aperfeiçoamentos da prestação de serviços especializados, a ÚNICA Suporte participou do 1º Encontro de Boas Práticas de Fabricação da Indústria Brasileira realizado na sede do Sindusfarma/SP durante os dias 23 a 26 de setembro de 2019. 
O novo marco regulatório para os fabricantes de medicamentos traz novos desafios, mas também amplia o horizonte da qualidade nos serviços e produtos. A ênfase dada ao gerenciamento de risco em toda a cadeia farmacêutica é algo desejável e já praticada em outros países. Desta forma, o Brasil entra de fato no processo de harmonização com as diretrizes sanitárias internacionais, norteadas principalmente pelas normas atuais dos principais organismos internacionais (PIC/S, ICH, OMS, FDA, EMA). Além disto, outro aspecto importante, e igualmente de peso na consolidação da qualidade dos produtos, é a oficialização da exigência de garantir qualidade de um produto através da eficiência no seu desenho de desenvolvimento.
A validação de processo e limpeza deverá ser considerada já na área de domínio do desenvolvimento de produtos, possibilitando subsídios técnicos e indicadores de qualidade para processos e métodos. E, as organizações ainda, deverão consolidar a análise crítica gerencial, possibilitando a redução de “áreas escuras” entre os diversos departamentos, e trazendo para perto a alta direção.
 

Fonte: Única Suporte