04/06/2021
FAQ: resíduos de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal
Agência divulga Perguntas e Respostas para esclarecer as principais dúvidas sobre os limites máximos de resíduos de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal. Confira!

A Anvisa informa que já está disponível a primeira edição das Perguntas e Respostas  sobre os limites máximos de resíduos (LMRs) de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal. A publicação, também conhecida como FAQ (do inglês Frequently Asked Questions – Perguntas Mais Frequentes), contém esclarecimentos sobre um total de 26 dúvidas frequentes sobre o tema.

Nesse sentido, é importante destacar as normas que abordam o assunto. São elas:

I –Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 328/2019, que dispõe sobre a avaliação do risco à saúde humana de medicamentos veterinários e os métodos de análise para fins de avaliação da conformidade; e
II -Instrução Normativa (IN) 51/2019, que estabelece a lista de limites máximos de resíduos (LMRs), ingestão diária aceitável (IDA) e dose de referência aguda (DRfA) para insumos farmacêuticos ativos (IFAs) de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal.

Acesse o documento de?Perguntas e Respostas sobre os limites máximos de resíduos (LMRs) de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal. 

Fonte: ANVISA